facebook Marcus Quintella
twitter Marcus Quintella
instagram Marcus Quintella
instagram Marcus Quintella
Marcus Quintella
  • Home
  • Currículo
  • Artigos
  • Clipping
  • Vídeos
  • Palestras
    • Palestras Realizadas
    • Contrate uma Palestra
  • Contato
  1. Home
  2. Artigos
  3. O PROBLEMA DA MOBILIDADE URBANA

O PROBLEMA DA MOBILIDADE URBANA

Publicado no Jornal do Brasil, impresso e online, em 14/03/2019.

A cada dia que passa, o problema da mobilidade das grandes cidades brasileiras se agrava e os congestionamentos aumentam espantosamente, cujas consequências recaem sobre os impotentes cidadãos dessas cidades, que sofrem impiedosamente os malefícios irrecuperáveis da falta de transporte público de qualidade.

No Rio de Janeiro, a situação é muito grave, como mostram os índices periódicos de tráfego, calculados pelo site Numbeo (www.numbeo.com/traffic), em pesquisa realizada com 23.210 pessoas, em 2.517 cidades do mundo.

O índice de tráfego (traffic index) é o principal índice do Numbeo e é composto pelo tempo médio consumido pelas pessoas em seus deslocamentos casa-trabalho, pela insatisfação das pessoas com as perdas de tempo nos congestionamentos, pela estimativa das emissões de CO2 e pela ineficiência geral no sistema de transporte da cidade. O Rio de Janeiro tem o 191º índice de tráfego, segundo dados atuais, relativos a 2019. A primeira colocada é Viena, na Áustria. Nesse índice, o Rio de Janeiro perde para Porto Alegre (78º), Curitiba (83°), Santiago do Chile (106º), Belo Horizonte (172º), Buenos Aires (176º) e Lima (188º), mas fica uma posição à frente de São Paulo (192°).

  Como o Rio de Janeiro poderá reverter esse quadro? Continuo com minha bandeira de que apenas o transporte urbano sobre trilhos poderá solucionar esses eternos problemas de mobilidade nas grandes cidades do país, inclusive no Rio de Janeiro. Não obstante, enquanto o trem e o metrô não se expandem em grande escala, seja por motivos políticos, seja por escassez de recursos, as populações das metrópoles brasileiras, de modo geral, continuam sendo transportadas predominantemente sobre pneus. O grande desafio é encontrar a melhor forma de transportar pessoas de forma rápida, confortável, econômica e segura, por meio de ônibus e automóveis, em vias saturadas, impróprias e inseguras.

Na realidade, podemos generalizar, visto que não existe uma solução definitiva para o trânsito de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Salvador que não tenha como espinha dorsal um sistema metroferroviário abrangente e integrado, de forma física e tarifária. As soluções que aparecem por aí são apenas paliativas, que rapidamente tornam-se obsoletas e ineficazes.

Os principais problemas do trânsito em nossas grandes cidades são os mais diversos, tais como a incompetência na fiscalização, sinalização inexistente ou incorreta, falta de sincronismo dos semáforos, planejamento viário equivocado, punições benevolentes e deseducação generalizada. Ao mesmo tempo, há o incentivo velado aos modos de transporte sobre pneus, que, de modo desordenado, ocupam as vias urbanas, proporcionando o conhecido espetáculo caótico dos congestionamentos intermináveis e desumanos das grandes cidades tupiniquins.

Apesar de todo esse quadro, os governantes deveriam adotar soluções competentes e corajosas, rapidamente, tais como: (a) aumento da segurança nas vias públicas, com operações tapa-buracos regulares, recapeamentos asfálticos, repintura da sinalização horizontal e reconstituição da sinalização vertical; (b) restrição ao estacionamento e parada nas vias principais; (c) organização das áreas de embarque e desembarque nas escolas; (d) construção de faixas segregadas exclusivas para ônibus; (e) tolerância zero para as infrações de trânsito; (f) campanhas permanentes de educação no trânsito; (g) adoção do pedágio urbano nas regiões centrais das grandes cidades, desde que bem servidas por transporte público; (h) aumento no rigor das vistorias dos veículos; (i) instalação de sistemas semafóricos inteligentes; (j) instalação de câmeras de controles de tráfego e painéis de orientação em todas as principais vias; (k) restrição de cargas e descargas durante o horário comercial; (l) construção de mergulhões, viadutos, e passarelas; (m) construção de grandes estacionamentos nos terminais de integração de transporte público; (n) construção de centros de distribuição de cargas fora do perímetro urbano; (o) aumento da segurança no transporte público para incentivar seu uso; (p) aumento das redes cicloviárias e de bicicletários públicos; (q) melhoria das calçadas para facilitar o modo a pé; e (r) reordenação dos atuais sistemas de ônibus urbanos.

Esse último item merece um artigo especial, pois traria grandes benefícios imediatos para as grandes cidades, caso as linhas de ônibus fossem racionalizadas e otimizadas, com o término dos itinerários redundantes e dessa absurda quantidade de coletivos trafegando vazios nas principais vias, enquanto milhares de pessoas não são servidas por transporte algum.

Cabe lembrar que os malefícios do trânsito caótico das cidades atingem todas as classes sociais, desde os abastados, em seus carros blindados, até os moradores das periferias, que sofrem, em média, quatro horas por dia dentro do ônibus e vans. Todos sofrem com a insegurança dos congestionamentos, pois os carros parados são alvos fáceis para os assaltantes, com as perdas de tempo, que causam prejuízos tangíveis e intangíveis irreparáveis e com a insalubridade, devido à exposição aos gases tóxicos e ao estresse físico e psicológico. Em suma, todos perdem com o modelo atual e algo deve ser feito, já.

Artigos

LOGÍSTICA PARA A FUTURA VACINA ANTI-COVID-19: NECESSIDADE DE PLANEJAMENTO IMEDIATO
FUI DEMITIDO, DEVO PARTIR PARA UM NEGÓCIO PRÓPRIO?
INCENTIVO AO VLT DO RIO
INFRAESTRUTURA EM XEQUE
CICLOVIAS ABANDONADAS E DESRESPEITADAS
A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL PRIVADO
TRANSPORTE PÚBLICO EM CRISE
CONSTRUIR TRANSPORTES É URGENTE
O CAPITAL PRIVADO É ESSENCIAL PARA A RETOMADA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO
PELA INTEGRAÇÃO TARIFÁRIA DO TRANSPORTE
O ARCO DO MEDO
SEMÁFOROS INTELIGENTES SÃO NECESSÁRIOS

MAPA DO SITE

  • HOME
  • CURRÍCULO
  • ARTIGOS
  • CLIPPING
  • CONTATO
  • PARCEIROS
  • PALESTRAS REALIZADAS
  • CONTRATE UMA PALESTRA
  • LINKS
  • VÍDEOS
  • GALERIA DE FOTOS
  • DEPOIMENTOS
  • LIVROS PUBLICADOS
  • NOTÍCIAS

PARCEIROS

NETCREDITO WSITE BRASIL Agência I2 PARANET Plurale

CONTATO

Marcus Quintella
contato@marcusquintella.com.br

© 2022 - Marcus Quintella

W Site Brasil