facebook Marcus Quintella
twitter Marcus Quintella
instagram Marcus Quintella
instagram Marcus Quintella
Marcus Quintella
  • Home
  • Currículo
  • Artigos
  • Clipping
  • Vídeos
  • Palestras
    • Palestras Realizadas
    • Contrate uma Palestra
  • Contato
  1. Home
  2. Artigos
  3. O BIG DATA SERVE PARA AS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS

O BIG DATA SERVE PARA AS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS

O BIG DATA SERVE PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS?

 

Marcus Quintella

 

O Big Data é uma tecnologia relativamente moderna, surgida por volta de 2005, com o Google, e mais tarde, em 2008, incrementada pelo Yahoo. O Big Data tem a capacidade de localizar, analisar e processar gigantescos volumes de dados, em poucos segundos, e serve como estratégia empresarial para importantes tomadas de decisões mercadológicas, logísticas, financeiras, operacionais, entre outras, praticamente em tempo real, em qualquer tipo de empresa, pequena, média ou grande.

 

O Big Data trabalha as grandes quantidades de dados disponíveis na Internet, tanto online como off-line, utilizando ferramentas que agregam as informações provenientes de sistemas não estruturados, que são gerados por meio de sites, portais, mídias sociais (Facebook, Twitter, YouTube, WhatsApp etc), aplicativos para smartphones, entre outros meios eletrônicos. O Big Data reúne esses dados e informações e os transforma em métricas e indicadores importantes para empreendedores, desenvolvedores e gestores de negócios, para que as melhores decisões sejam tomadas com base em cenários do mercado desejado.

 

Inicialmente, a maioria dos especialistas definiram o Big Data pela combinação dos 3 Vs: volume, variedade e velocidade. Atualmente, esses mesmos especialistas acrescentaram veracidade e valor, passando a definir o Big Data pela combinação dos 5 Vs, a saber:

 

  • Volume - imensurável quantidade de dados e informações existentes dentro e fora da empresa, geradas de diversas formas, tais como sensores, câmeras, sites, mídias sociais, smartphones, tablets etc;
  • Variedade - tipos de apresentação dos dados, que podem ser estruturados, semi-estruturados e não estruturados, tais como fotos, vídeos, e-mails, tuites, blogs etc;
  • Velocidade - as respostas precisam acontecer praticamente em tempo real, para milhões de novos dados criados, a cada segundo, na Internet;
  • Veracidade - a combinação de volume, variedade e velocidade deve trazer confiabilidade, por meio de processos que garantam o máximo possível da consistência dos dados;
  • Valor - a combinação de volume, variedade, velocidade e veracidade precisa mostrar potencialidade de benefícios que compensem os investimentos, ou seja, criar valor, pois informação é poder e também um patrimônio da empresa.

 

O Big Data pode buscar na Internet uma imensidão de dados e informações públicas, estruturadas ou não, em tempo real ou não. A quantidade de dados gerada em todo o planeta, em 2014, foi de aproximadamente de 4,0 ZB (zettabytes). Para o leitor ter ideia do que significa isso, 4,0 ZB, em volume de dados, equivale a cerca de 300 mil data centers, que, juntos, ocupariam a área de quatro cidades de São Paulo. Imagine que os pendrives comuns no mercado possuem capacidade de armazenar apenas 4 GB (gigabytes), ou seja, seriam necessários um trilhão desses pendrives para armazenar os dados gerados no mundo.

 

As grandes empresas armazenam dados em múltiplos PB (petabytes) e as pequenas e médias empresas (MPE) trabalham com dezenas de TB (terabytes) de dados. Para esclarecer o leitor, um PB corresponde a um milhão de GB e um TB equivale a mil GB. Em termos ilustrativos, um PB pode armazenar cerca de 300 milhões de fotos em alta resolução e um TB, 300 mil dessas fotos.

 

O Big Data ajuda as empresas em suas tomadas de decisões diárias, em tempo real, a partir de dados concretos sobre a opinião de seus clientes e consumidores, além de conhecer seus hábitos, preferências, renda etc, pois o tratamento e análise desses dados em alta velocidade pode ser um diferencial competitivo importante. O Big Data centraliza todos os dados em um só lugar e realiza um trabalho de filtragem ou mineração desses dados, com o objetivo de atender às necessidades das empresas para suas análises de mercado e obtenção de informações estratégicas.

 

Por exemplo, para empresas varejeiras, o Big Data pode pesquisar para quais times de futebol torcem seus clientes, quantificando-os e qualificando-os, para que sejam feitas campanhas promocionais ou direcionamento de certos produtos. O Big Data pode identificar os hábitos de consumo dos clientes de uma cadeia de restaurantes, por sexo, idade, escolaridade, preferências alimentares, horários das refeições, para traçar uma estratégia de atração para cada ponto de venda. O Big Data permite que um concorrente seja conhecido mais profundamente. O Big Data cria a oportunidade do autoconhecimento de uma empresa, no que se refere à percepção da imagem de seus produtos ou serviços, por meio de pesquisa em jornais, revistas, sites etc.

 

O Big Data não está restrito às grandes empresas, pelo contrário, as PME podem tirar muito proveito dessa moderna tecnologia, mas, para aproveitar todo o potencial existente, torna-se necessária uma boa governança de dados, aliada a uma competente inteligência analítica, de forma a assegurar decisões empresariais seguras, com base em dados perfeitamente integrados e contextualizados.

 

Cabe ressaltar que o Big Data não é mágico, nem opera milagres, mas fornece informações importantes para a criação de valor para os consumidores e para os negócios empresariais. Além disso, a participação do ser humano é imprescindível para aportar valores éticos e morais na análise e interpretação dos dados. A informação pura e simples não tem valor algum, é preciso que o empreendedor ou gestor façam perguntas pertinentes e direcionadas para os objetivos de seus negócios, ou seja, eles precisam saber o que querem.

 

Depois de toda a explanação acima, surge uma pergunta importantíssima: quanto custa e como faço para implantar o Big Data na minha empresa? O custo de implantação da tecnologia para a coleta e qualificação de dados varia com o nível de profundidade das informações desejadas e com os objetivos que se pretende atingir. Pesquisas de mercado mostram que os custos não são tão absurdos como podem parecer, ainda mais que, atualmente, existem muitas empresas e consultores especializados em Big Data. Vale aqui a seguinte recomendação para as MPE: não se aventurem em quaisquer sistemas e invistam naquilo que fará diferença para o seu negócio. Para isso, contem sempre com a ajuda de um consultor experiente ou empresa especialista em suporte estratégico e em soluções tecnológicas e analíticas de Big Data, para que sua empresa possa trabalhar em alto nível de segurança e confiabilidade na interpretação dos dados.

 

Em termos de implantação do Big Data, existem no mercado grandes provedores na Internet, tais como Amazon, Microsoft e Google, que oferecem plataformas prontas, com preços e recursos que variam com as necessidades do contratante.

 

Por fim, não encare o Big Data como um modismo, porque essa tecnologia chegou para ficar e para evoluir cada vez mais. Pesquise bastante sobre o conceito, para ter certeza absoluta se sua empresa, especialmente no caso de uma MPE, realmente precisa desse investimento e também se o seu negócio poderá ser efetivamente beneficiado com as respostas e resultados do Big Data. Uma decisão corporativa desse porte gastará tempo e dinheiro e precisa mostrar boas possibilidades de sucesso para o seu negócio. Boa sorte!

Artigos

INFRAESTRUTURA EM XEQUE
CICLOVIAS ABANDONADAS E DESRESPEITADAS
A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL PRIVADO
TRANSPORTE PÚBLICO EM CRISE
CONSTRUIR TRANSPORTES É URGENTE
O CAPITAL PRIVADO É ESSENCIAL PARA A RETOMADA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO
PELA INTEGRAÇÃO TARIFÁRIA DO TRANSPORTE
O ARCO DO MEDO
SEMÁFOROS INTELIGENTES SÃO NECESSÁRIOS
A MÃO VISÍVEL QUE ATRAPALHA
METRÔS SEMPRE SÃO VIÁVEIS
QUEREMOS TRENS URBANOS E METRÔS

MAPA DO SITE

  • HOME
  • CURRÍCULO
  • ARTIGOS
  • CLIPPING
  • CONTATO
  • PARCEIROS
  • PALESTRAS REALIZADAS
  • CONTRATE UMA PALESTRA
  • LINKS
  • VÍDEOS
  • GALERIA DE FOTOS
  • DEPOIMENTOS
  • LIVROS PUBLICADOS
  • NOTÍCIAS

PARCEIROS

NETCREDITO WSITE BRASIL Agência I2 PARANET Plurale

CONTATO

Marcus Quintella
contato@marcusquintella.com.br

© 2019 - Marcus Quintella

W Site Brasil